terça-feira, 5 de abril de 2011

SABÃO LÍQUIDO


Recebi em e-mail da Célia e achei que poderia ser de utilidade.

Olhem só que beleza! Sabão líquido e ecologicamente correto feito com óleo usado de cozinha.

Ingredientes:

1,5 litros de óleo usado para frituras (morno-pastel, batata, etc…menos peixe ou camarão – passe em uma peneirinha para retirar as impurezas;
½ quilo de soda cáustica em escamas (marca boa: Bell);
1,5 litros de álcool líquido de posto;
1 litro de água (1ª etapa);
27 litros de água quente (2ª etapa);
2 colheres (sopa) de essência (opcional).

Eu uso umas essências ótimas! 50 ml custam 5 reais e rendem muito…

Cuidados especiais:

Como a soda cáustica em seu estado puro é tóxica, é aconselhável preparar a receita em ambiente aberto, com uso de máscara, de luvas e de calçados fechados.


Modo de Fazer:

Em um balde de plástico ou recipiente bem grande, despejar a soda e 1 litro de água fria, mexendo por cerca de 5 minutos. Acrescentar 1,5 litros de álcool e 1,5 litros de óleo morno. Mexer por cerca de 10 minutos. O líquido mudará de cor algumas vezes. É absolutamente normal. No final, formar-se-á uma fina nata. Acrescentar os 27 litros de água, mexendo sempre, por mais 5 minutos. Acrescentar a essência. Misturar bem. Fica um pouco de espuma em cima que depois dissolve. Ele engrossa depois de frio como um xampu, então nao espere esfriar totalmente, engarrafe ainda morno. Para engarrafar pode-se utilizar garrafas PET de refrigerante. Rende 30 litros. Pode ser utilizado em máquina de lavar roupa, na pia para lavar a louça, para lavar calçadas, etc.

Juliano Rios : Não esquecer: sempre colocar a soda na água e não o contrário. Coloca a água e vai adicionando a soda aos poucos sempre mexendo. Caso contrário, ao adicionar a água sobre a soda, pode ocorrer um super aquecimento da água (reação exotérmica - NaOH + água) formando uma bolha e projetando o líquido pra fora do balde.

Nenhum comentário: