quarta-feira, 29 de julho de 2009

Coisas boas para lembrar...

Ontem, naquela hora em que estamos tentando pegar no sono, estava pensando em alguma coisa muito boa para postar aqui. Lembrei de uma passagem engraçada de nossa viagem de 2007. Viajamos até Vicenza, província italiana na região de Vêneto que faz fronteira a norte e oeste com a Província de Trento, de onde vieram os antepassados de meu marido, os Baús, para fazer um pit-stop e conhecer Stoccaredo.
Chegamos em Vicenza logo depois do almoço e nos instalamos no hotel, muito bom por sinal, acho que o melhor de toda a viagem. Tomamos um banho e fomos procurar uma lavanderia para colocar a roupa suja em dia. Começavam a faltar cuecas, calcinhas e meias limpas. Tinha uma bem perto do hotel dessas tipo "faça você mesmo". Ainda bem que meus dois acompanhantes falam inglês senão eu teria que comprar calcinhas e sutiãs novos (particularmente eu teria gostado mais desse jeito) pois as máquinas de lavar e secar só "falavam" nessa língua. Mas meu santo é forte e encontramos lá uma negra simpatissíssima que era de Angola e falava portugûes. Yes! Colocamos a roupa pra lavar e secar e como ia demorar muito fomos tomar uma cervejinha, um suco e um refri no bar da frente.
Que bar! Um espetáculo! A árvore que nos fazia sobra era no mínimo centenária pelo tamanho do tronco. A copa fazia sombra no pátio todo, deixando todas as simpáticas mesinhas escondidas do sol, que estava muito quente.
Depois de curtirmos essa belíssima tarde e com a roupa limpa retornamos ao hotel para o jantar e para descansarmos para o dia seguinte que, como todos, seria muito bem aproveitado.
O roteiro era passear em Stoccareddo, cidade vizinha à Vicenza, encravada nos Alpes Italianos. Stoccaredo fica a 981m acima do mar, Vicenza a 39m. Íamos ter que subir bastante...
Sete horas do dia seguinte, café da manhã farto e depois de termos feito todas as contas e câmbios necessários chegamos a conclusão que ir de táxi a Stoccaredo seria mais fácil, mais barato e mais rápido. Rumamos para a estação rodoviária para contratar os serviços de um taxista local. Como todo o italiano que se preze, muita conversa, muita barganha, chora daqui, pechincha dali e chegamos a um acordo. Acho que o taxista não imaginou que ia negociar tanto com turistas. É que eu tenho dois aprendizes de italiano do lado de cá.
E rumamos morro acima...
Descortinou-se diante de nossos olhos uma paisagem maravilhosa. Aí pude entender o que esses italianos queriam lá no Rio Grande do Sul quando vieram da Europa. Claro que não temos Alpes, mas é tudo muito parecido. Os morros, os vales, o verde, os rios, as árvores, tudo...
Tudo muito belo e pitoresco. E Vicenza ficando lá embaixo... E a gente subindo...Estrada sinuosa, muito sinuosa...O carro em 1ª marcha...Subindo...Curva...Subindo...Mais curva...E o carro aquecendo...Curva...Subindo...E o carro esquentando mais...E o carro parando...E...Silêncio total...Nada...Só nós e a natureza...e o carro mortinho...
Ainda bem que tinha uma casa e que ali era a Itália. "Tutte bona persona". Ofereceram ajuda, em pouco tempo tudo estava resolvido e voltamos à viagem.
Mais um pouquinho e estaríamos lá. Sem não antes passar em graciosas cidadezinhas e igrejinhas pelo caminho.
Stoccareddo. Lindíssima e aconchegante. Lugar muito bonito. Me fez lembrar o primeiro lugar que trabalhei- Silveira Martins, pertinho de Santa Maria, RS.
400 habitantes, quase todos Baús. Passeamos pelas ruas, entramos na igreja, conversamos com pessoas, até conhecemos alguns parentes. Muito queridas, uma delas chamava-se Sidonia e a outra Lionella. Nosso contato foi muito rápido mas gratificante. Meu marido troca e-mail até hoje com uma delas, que não estava lá na ocasião. Chama-se Ana Bardolino, que por incrível que paressa não é Baú.
Gente muito simpática. Dia inesquecível.

Viagem maravilhosa. Lugares e passeios que somente tu e tua família podem fazer juntos pois fazem parte da tua história. Fazem parte do teu passado ou do passado de alguém que tu amas. Faça teu próprio roteiro. Não te apegues aos horários e aos gostos dos outros. O bom mesmo é viajar antes, fazendo o próprio roteiro; viajar durante, fazendo e visitando o que tu gostas e na hora que quiseres; viajar depois, relembrando e curtindo seus filmes e fotos. Quem sabe até fazendo um blog, assim como eu, que cada vez que posto aqui, vivo tudo outra vez.

Barzinho em Vicenza- olhem o tronco da árvore...


Outro ângulo do bar:


E começamos a subir...


até que o carro cansou!!!


Aproveitamos para apreciar a paisagem,


que era um colírio para os olhos.


Continuamos subindo, passamos por igrejas


e por cidadezinhas maravilhosas.


Essa era a vista de dentro do carro:


Estávamos chegando perto...


Cada vez mais perto...


E chegamos.


Fotografamos o marco:


Visitamos a igreja.


Por fora.


Por dentro parecia envolta em magia...


...e fé.


Andamos pelas ruas,


apreciamos as casas,


nos encantamos com o lugar.


De quebra, conhecemos pessoas simpáticas e acolhedoras.


Belíssimo lugar!

2 comentários:

Cristina Ramalho disse...

Nossa Rô!!!! Que post lindo!! AMEI!!! Que viagem hein.... MARAVILHOSO!!! bjs.

Anônimo disse...

bom comeco