sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O segredo dos Baús

O segredo de família Bau pode render novidades doces para diabéticos


Quem já foi lá, sabe do que estou falando. Bem no alto das montanhas, nas proximidades de Vicenza, encravada num mar verde espetacular, encontra-se Stoccareddo. Cidadezinha pequena onde dos 380 habitantes, 370 trazem o sobrenome Bau. Segundo consta, o sobrenome tem dominado o lugar desde 1400- existem registros de 8 famílias Baús que lá viviam.

"Os homens tendiam a ficar na aldeia, mantendo assim vivo o apelido, embora fosse hábito comum de ter uma e esposa de fora", disse Viviano Bau, um professor.

As mulheres Baús tenderam a se casar com os locais.

O segredo: médicos pesquisadores de um instituto italiano descobriram algo mais que os Baus de Stoccareddo têm em comum - uma tolerância rara de açúcar no sangue a níveis tão altos que eles normalmente levam a sintomas de diabetes. Eles acreditam que isto pode ser devido a um gene único Bau.

Nos últimos anos os pesquisadores recolheram amostras de sangue e examinou o DNA de centenas de Baus que viajam para Stoccareddo de todo o mundo para seu encontro anual, que atrai cerca de 1.200 visitantes.

Os cientistas esperam que o estudo dos Baus possa revelar "insights" sobre diabetes. "Quase nenhuma das pessoas testadas têm diabetes, o que significa que talvez Baus tenham desenvolvido algum tipo de gene protetor", disse Viviano Bau.



Vistas das montanhas de Stoccareddo:

Ruas de Stoccareddo:

Casario de Stoccareddo:

Monumento da Praça central de Stoccaredo:



Fonte:
http://www.smh.com.au/articles/2004/08/13/1092340467944.html?from=storylhs
Por Bruce Johnston na Itália
Agosto 14, 2004

2 comentários:

Rosangela Loeblein disse...

Oie obrigada pelos parabén, estão lindas essas fotos. Bjo

Cristina Ramalho disse...

Lindo esse lugar hein!!! Nossa!!!! MARAVILHA... :)