domingo, 16 de agosto de 2009

Candeias do Jamari- Rondônia

Candeias do Jamari é um município brasileiro do estado de Rondônia. Sua população é estimada em 10.636 habitantes.Fica a 20 km da capital, Porto Velho. Possui uma área de 6867,6 km², na qual abriga a Usina Hidrelétrica de Samuel. O Rio Jamari é um rio da Bacia amazônica, é afluente do rio Madeira e banha Candeias. Na sua margem direita onde existia uma cachoeira chamada Samuel, foi construída a barragem da Hidrelétrica de Samuel. Por não possuir bacia acentuada, o rio Jamari recebeu em seu leito um dique de 45 km de extensão de cada margem para formar o lago da hidrelétrica.
O rio Jamari também confere ao município de Candeias um lugar de destaque na pesca esportiva no Estado de Rondônia. Apapás, cachorras, tucunarés e variados peixes de couro habitam suas águas e aguardam o pescador esportivo. O lago da represa é uma opção de primeira linha para o pescador que busca, na pesca esportiva do tucunaré, seu divertimento. As vorazes piranhas pretas que no lago da usina atingem grande porte, garantem sempre pescarias fartas para quem se aventura naquelas águas.






Isso tudo foi pra gente se situar no espaço. Mas o que eu queria dizer mesmo é que aí em Candeias mora um pouco da minha gente. Minha mãe (já falecida), meu pai, meu irmão e minha cunhada moram lá. Minha última ida lá não foi muito agradável, mas não estou aqui pra falar disso.
Quero mostrar um belo lugar. Só não é melhor porque é muito longe e muito quente e eu adoro um friozinho.
A cidade é pequena, rústica, simples e muito aconchegante.
O rio é maravilhoso. Empresta uma beleza natural ao lugar. O verde resplandece nas suas margens como que pintado por mãos sublimes. A água é de um escuro profundo como que para guardar os segredos dos seus moradores.
Povo simpático e acolhedor, parece que conhecemos as pessoas há tempos. Tirando a aparência, diria que são muito parecidos com os gaúchos, nos quais me incluo. A vida lá é muito diferente da nossa aqui do sul. Os costumes, a cultura, a comida; aliás, come-se muito bem por lá. Peixes de rio deliciosos e inesquecíveis.

Rio Jamari



Sérgio e outras vistas do Rio Jamari





Lá também tem o Greg. Um super-cão pincher do meu irmão e da minha cunhada muito meu amigo. Magrinho que parece que vai quebrar mas cheio de amor pra dar. Ele tem um harém com 3 cadelas: a Suzi, a Lili e a Kika. Quando eu chego, e olha que é só uma vez por ano, ele faz a maior festa (todos fazem). Não esquece minha voz. Quando saio da casa do meu irmão ele chora. Coisinha mais amada o Greg.

Greg




Em Candeias também conheci frutas que antes nunca tinha visto. As árvores estão cheias delas por todos os lugares, nas ruas, nos pátios, em qualquer lugar. Aqui no sul gastamos fortunas para comprar o que lá a natureza oferece com fartura. É só catar no pé. Tem biribá, graviola, manga, jambo, jaca, caju, cupuaçu, açaí no pátio de todo o mundo. Quando está na época de determinada fruta, o pessoal colhe tudo, arruma em saquinhos e congela. Assim tem suco de todas elas o ano todo. Sabedoria popular...

Flor e fruta do Jambo





Olha o cacau aí gente...





Os balneários também são lindos. Conheci um deles: o Balneário Antônio Domingos. Espaçoso, natural, um sol pra cada um e a água maravilhosa...Pena que eu não estava com a roupa apropriada para dar um mergulho. Adoro água! O lugar tem várias piscinas naturais interligadas. Uma delas cheia de peixes que são consumidos no restaurante de lá.

Piscinas e cascatinhas:





Aqui é o tanque de peixes:

2 comentários:

Giuliano de Toledo Viecili disse...

Parabéns, é por isso que moro aqui!
Nossa cidade fica muito agradecida com Vossa Manifestação Artistica.

Giuliano Viecili -Vereador PMDB - Candeias do Jamari.

Giuliano de Toledo Viecili disse...

Mais um motivo para ficar agradecido e muito feliz, é saber que Você é filha do nosso companheiro Dr. Rubens, pessoa que admiro e que tem contribuído muito com nosso município.
Felicidade dobrada, espero que seja o inicio de uma grande amizade.
Giuliano.