terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mitos que prejudicam sua saúde

Eu participo de uma rede social chamada "Um lugar ao Sol". Essa rede foi criada pela Diva, uma amiga virtual muito querida. Fui convidada para a rede por outra amiga virtual, a Maria Luiza, "mãe" da Pitty e da Belinha ( já postei fotos delas aqui no blog) que eu conheci no Fotodog e que também é muito querida. A rede serve para as pessoas interagiram, exporem suas idéias, seus pensamentos, dar dicas, dar idéias, falar de amizade e carinho, enfim, falar sobre qualquer assunto que cada um queira. Nesta rede existem grupos e as pessoas escolhem os que mais interessam ao seu estilo de vida. Faço parte de 4 grupos: Atualidades, Dicas de Mulher, Poesias e Crônicas, Você Sabia? e Mais que um amigo.
Esta postagem que está aí, foi postada pela Sonia Maria Gebin, proprietária do grupo Dicas de Mulher e adorei tanto que pedi licença e estou colocando aqui no blog para dividir com todos. A intenção da Rede Social e criar polêmica para que todos possam dar seu parecer a respeito do assunto que foi citado.



Ao menor sinal de um mal-estar, logo aparece um colega com uma dica infalível. E, na maioria das vezes, tais conselhos não têm fundamento científico.

Pouca gente sabe como eles surgem. Ou de onde vêm. Alguns, como "tomar banho após as refeições faz mal", são ensinados dentro de casa, de geração em geração. Outros, como "celular causa tumor cerebral", são propagados pela Internet. Sem qualquer comprovação científica, são repetidos tantas vezes que quase viram verdades absolutas. Quase! Há quem se dedique a decifrá-los. É o caso do cardiologista Fernando Lucchese, autor de Fatos & mitos sobre sua saúde."Muitos são inventados pelas mães para amedrontar os fi lhos. Com o tempo, se desfazem sozinhos", afirma Lucchese, que, até pouco tempo atrás, acreditava, ele mesmo, em outro mito: o de que é preciso tomar, no mínimo, oito copos de água por dia.

Nem os médicos estão livres de acreditar em mitos. Não é por acaso que o artigo Medical myths even doctors believe (ou "Mitos médicos nos quais até os médicos acreditam"), escrito pelos pediatras americanos Aaron Carroll e Rachel Vreeman, causou tanto desconforto ao ser publicado no British Medical Journal. Nele, os autores listaram alguns mitos divulgados em consultórios como "comer à noite engorda".
"Acreditamos em mitos porque, na maioria das vezes, os ouvimos de pessoas confi áveis como pais, professores
e médicos. O problema é que alguns, principalmente os relacionados à vacina, podem trazer consequências desastrosas para a saúde", alerta Carroll, com exclusividade para a VivaSaúde

1. Beber água com açúcar acalma

A mistura pode até gerar certo alívio psicológico, mas não produz qualquer efeito tranquilizante. Tudo não passa do famoso "efeito placebo". Afinal, o açúcar é fonte de energia. E só. Na hora do estresse, o melhor a fazer é oferecer um chazinho de camomila ou de erva-doce a quem estiver nervoso.

2. Celular causa tumor cerebral

Vários estudos já tentaram estabelecer uma relação entre o uso de celular e o aparecimento de tumor, mas os resultados não comprovaram qualquer associação. Por enquanto, a única comprovação científica é que celular pode, sim, causar uma pequena interferência eletromagnética em aparelhos hospitalares.

3. Doar sangue engorda

Hematologistas afirmam: a doação de sangue não engorda. Mas, a propósito, por que engordaria? Nada é ingerido pelo doador ou infundido em sua veia. Nem tampouco emagrece. O volume doado, no máximo 450ml, é reposto pelo organismo nas primeiras 24 horas após o ato. A propósito, doar também não afina ou engrossa o sangue. Nem causa dependência.

4. Alimentos diet têm menos calorias

A finalidade de um produto diet não é ter menos caloria e, sim, eliminar algum ingrediente de sua composição, por exemplo, o açúcar, para atender quem precisa seguir dietas especiais, como os diabéticos. "Às vezes, para compensar a falta de açúcar, adiciona-se maior quantidade de gordura", alerta o endocrinologista Tércio Rocha.

5. Comer margarinaé mais saudável do que manteiga

Enquanto a margarina é de origem vegetal, a manteiga é de origem animal. Mas isso não torna a primeira mais saudável. Seu processo de hidrogenação produz gordura trans, que aumenta o colesterol ruim (LDL) e reduz o bom (HDL).

6. Usamos apenas 10% do cérebro

Neurologistas afirmam que não há qualquer razão científica para se supor que apenas 10% do nosso cérebro seja utilizado. "Os neurônios estão sob permanente estimulação. Se utilizássemos apenas 10% de nossa capacidade cerebral, 90% dos nossos neurônios já teriam morrido", afirma a neurologista Maria Eduarda Nobre.

7. Beber refrigerante direto na latinha causa leptospirose

A bactéria leptospira, responsável pela transmissão da doença, só sobrevive em ambientes com temperaturas elevadas, por volta dos 30°C, e latas de suco, cerveja ou refrigerante costumam ser servidas geladas. Além disso, a boca produz enzimas que neutralizam a ação desse micro-organismo.

Pesquisei na net esse item e achei o seguinte:

"Medidas de proteção individual

O Cives (Centro de Informação em Saúde para Viajantes-UFRJ) recomenda que o viajante que adote as medidas de proteção contra doenças adquiridas através do contato com a água e da ingestão de água e alimentos. O risco de adquirir leptospirose pode ser reduzido evitando-se o contato ou ingestão de água que possa estar contaminada com urina de animais. Deve ser utilizada apenas água tratada (clorada) como bebida e para a higiene pessoal. Bebidas como água mineral, refrigerantes e cervejas não devem ser ingeridas diretamente de latas ou garrafas, sem que essas sejam lavadas adequadamente (risco de contaminação com urina de rato). Deve ser utilizado um copo limpo ou canudo plástico protegido. Em caso de inundações, deve ser evitada a exposição desnecessária à água ou à lama. Pessoas que irão se expor ao contato com água e terrenos alagados devem utilizar roupas e calçados impermeáveis."

http://www.cives.ufrj.br/informacao/leptospirose/lep-iv.html

Outra colocação:

"A transmissão da leptospirose somente ocorre quando há meio aquoso para veicular a bactéria, pois ela não sobrevive a meios secos. Os casos de latas de refrigerante que transmitiram a doença conforme correntes de e-mails é falso portanto, o que não elimina a necessidade de boa lavagem das latas para consumo, pois os coliformes fecais são causadores de intoxicações alimentares que podem levar a morte."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Leptospirose

Mais uma:

"Como se prevenir?

O risco de adquirir leptospirose pode ser reduzido evitando-se o contato ou ingestão de água que possa estar contaminada com urina de animais. Bebidas como água mineral, refrigerantes e cervejas não devem ser ingeridas diretamente de latas ou garrafas sem que essas sejam lavadas adequadamente."

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/leptospirose/doenca-sintomas-bacteria-enchentes-agua-contaminacao.shtml


8. Vitamina C previne gripes e resfriados


Eis um mito que deve ter sido inventado pela indústria farmacêutica. Recente estudo australiano realizado com 11 mil pessoas testou a suposta veracidade da afirmação. Metade tomou vitamina C e metade, placebo. Ao final, não houve diferença na incidência de gripe entre os grupos.

9. Assistir à TV de perto prejudica a visão

Os médicos garantem que tal hábito não prejudica a saúde dos olhos. E ler com pouca luz também não. Mas ressalvam: "Pode ser um indício de que a pessoa tem algum problema de visão, como a miopia. Pessoas com a visão normal se sentem incomodadas com a proximidade da tela", alerta o oftalmologista Luiz Pedro Dario.

10. Adoçantes com aspartame causam câncer

A Food and Drug Administration (FDA), órgão dos EUA que regula alimentos e remédios, já pôs
fim ao mito depois de garantir que o adoçante artificial é seguro para a saúde. A polêmica surgiu em 2005, quando a Fundação Ramazzini, na Itália, afirmou que o aspartame teria causado leucemia e linfomas em camundongos.

11. Comer banana evita cãibra

Muitos acreditam que a fruta evita cãibra por ser rica em potássio. Acontece que a eventual falta desse mineral no organismo não provoca desconforto muscular. "A desidratação é a principal responsável pelas cãibras e isso ninguém previne com a ingestão de bananas", explica o ortopedista Rogério Teixeira da Silva.

12. Osteoporose só atinge mulheres

Por volta dos 50 anos, para cada três mulheres, um homem desenvolve a doença. "A partir dos 70 anos, a incidência é praticamente a mesma nos dois sexos", afirma o geriatra Salo Buksman. As mulheres têm osteoporose mais cedo que os homens por causa da menopausa, que reduz a produção de estrógeno e compromete a absorção de cálcio pelos ossos.

13. Cerveja preta aumenta a produção de leite materno

Há quem diga que essa bebida aumenta o leite materno porque a cevada é fonte de proteínas, fibras e vitaminas. A ciência discorda."O que realmente influência na produção de leite é beber água", simplifica o obstetra Bruno Derbli. Um detalhe: bebidas alcoólicas são contraindicadas para mulheres em fase de amamentação.

14. Estresse causa úlcera no estômago

Não é o estresse que causa úlcera e, sim, uma bactéria chamada Helicobacter pylori."Cerca de 90% das úlceras duodenais e 60% das estomacais são provocadas por esse micro-organismo", calcula o gastroenterologista José Figueiredo Penteado. Já a correria diária, por pior que seja, não é suficiente para provocar a doença.

15. Beber água em jejum emagrece

Água é essencial para o ser humano. Além de hidratar o organismo, leva nutrientes para as células, elimina toxinas e melhora o funcionamento do intestino. Mas não emagrece. "Em algumas pessoas, pode, no máximo, diminuir a vontade de ingerir alimentos, se tomada antes da refeição", pondera o endocrinologista Saulo Cavalcanti.

16. Rodelas de batata na testa e nas têmporas curam enxaqueca

Curar essa terrível dor de cabeça, as batatas não curam, mas aliviam o desconforto. "A aplicação local das batatas geladas, seja por resposta à vasoconstrição induzida pelo frio, seja por atuação nos circuitos da dor, pode trazer alívio. Mas não oferece a melhora rápida e completa de algumas medicações", observa o neurologista Bernardo Liberato.

17. Borra de café estanca hemorragia

Os homens do campo juram de pés juntos que passar borra de café em ferimentos e machucados é bom porque a bebida tem efeito anticoagulante. Segundo especialistas, tal atitude aumenta o risco de infecção no local. O melhor a fazer é comprimir o local afetado e correr para o pronto-socorro mais próximo.

18. Mel é bom para diabéticos

Esse mito parte do princípio, equivocado, de que tudo o que é natural é seguro e saudável. Nem sempre. O mel e a geleia real, por exemplo, têm alto teor de carboidratos. Em outras palavras: não é aconselhável o seu uso livre e continuado como substituto ao açúcar comum. Em excesso, o mel também engorda e eleva o nível de glicose no sangue.

19. Ler em veículo em andamento provoca descolamento de retina

O máximo que pode ocorrer, em alguns casos, é torcicolo, náuseas e tontura. "Algumas pessoas são mais vulneráveis à mudança constante da distância focal, ou seja, à variação da distância entre os olhos e o papel provocada pelo movimento do veículo", afirma o oftalmologista Luiz Pedro Dario.

20. Faca fria impede que o "galo" cresça na testa

O popular "galo" nada mais é do que um edema ou hematoma no local de uma pancada. O mais indicado é colocar uma bolsa de gelo no local. Ou, então, acondicionar gelo num saco plástico e aplicar sobre o inchaço. "O frio inibe o aumento do hematoma porque causa vasoconstrição no local", explica o cardiologista Fernando Lucchese.

21. É bom limpar as orelhas com cotonete

Em vez de limpar, o cotonete, quem diria, pode ajudar a entupir ainda mais as orelhas. Na pior das hipóteses, pode também causar ferimentos no tímpano. "O cotonete só deve ser usado para limpar a parte de fora da orelha. Ou, no máximo, tirar a cera da entrada do canal", aconselha a otorrinolaringologista Patrícia Ciminelli.

22. Tomar banho frio após comer faz mal

Um banho refrescante após a refeição não faz mal algum à saúde. O que não se deve fazer - principalmente após esbaldar-se em um churrasco ou uma feijoada com os amigos - é mergulhar na piscina para mostrar seus dotes de recordista mundial dos 100 metros livres. O esforço físico pode prejudicar o processo digestivo.

23. Café melhora a ressaca

O raciocínio é simplista: café melhora intoxicação alcoólica porque é estimulante. Certo? Errado. "Beber café é um paliativo que não resolve nada", adverte o gastroenterologista José Figueiredo Penteado. Em alguns casos, o melhor é deixar a pessoa dormir o tempo necessário até a ressaca passar. Em outros, é levá-lo, às pressas, para o hospital.

24. Fazer check-ups anuais é perda de tempo

A bateria de exames anuais é importante pelos mais diferentes motivos. O principal deles é que ajudam a detectar doenças ainda no estágio inicial, quando as chances de recuperação são maiores. "O check-up é fundamental, sobretudo em pessoas com fatores de risco", afirma o cardiologista Marco Antonio de Mattos.

25. Comer muito doce provoca diabetes

Vários fatores podem levar um indivíduo a sofrer de diabetes. A obesidade é um deles. O único risco que uma pessoa corre ao comer muito doce não é desenvolver diabetes e, sim, ganhar peso. "Mas a ingestão excessiva de outros alimentos também levaria ao aumento de peso", pondera o endocrinologista Saulo Cavalcanti.


26. Sutiã apertado causa câncer de mama

Não há estudo científico que comprove a relação entre o surgimento deste tipo de tumor e o uso do sutiã apertado. Para o mastologista Augusto César Lasmar, "o uso prolongado desta peça apertada pode, no máximo, causar uma inflamação na mama".

27. Vacina é coisa de criança

Hepatites A e B, Influenza, Tríplice Viral, Meningocócica C Conjugada e Febre Amarela são apenas alguns exemplos de vacinas para adultos. "Há vírus e bactérias no ar que podem atacar pessoas de qualquer idade. Por isso, todo mundo deve ser vacinado e não apenas as crianças", alerta a pediatra Maria Cristina Senna Duarte.

28. AVC e infarto só dão em pessoas mais velhas

A falta de controle de alguns fatores de risco, como estresse, sedentarismo, fumo e obesidade, tem aumentado o número de jovens que sofrem acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. O pior é que, em indivíduos mais novos, o impacto das doenças cardiovasculares costuma ser mais fulminante.

29. Tomar friagem com o corpo molhado causa gripe

Pegar frio com o corpo molhado não causa gripe. Nem dormir com o ventilador ligado ou tampouco ficar com a geladeira aberta. "O que causa a doença é ter contato com alguém que tenha o vírus da gripe", sintetiza o pneumologista José Waldir Leopércio.

30. Comer à noite engorda

Um recente estudo realizado na Suécia revelou que comer à noite não engorda mais do que em outras horas do dia. "Jantar até duas horas antes de dormir, de preferência peixe ou frango grelhado, salada e arroz integral, não só não engorda como é necessário para não apresentar hipoglicemia durante o sono", aconselha a nutróloga Regina Mestre.
Fonte:Coluna Médica - Portal Saúde

EM CASO DE DÚVIDA, SEMPRE PROCURE SEU MÉDICO!!!!!!!!!

Troquei a cor do ítem 25 porque foi um dos que gerou polêmica na rede social. Em resposta a ele a Sonia, uma nutricionista que faz parte do grupo fez o seguinte comentário:

"Numa leitura rápida, como nutricionista, só posso dizer que anos comendo excesso de açúcar pode, sim, levar ao diabetes tipo II, por causa da sobrecarga do corpo em relação 'a produção de insulina até chegar ao ponto de não se fabricar mais o hormônio em quantidade adequada, o que tem como conseqüência o diabetes; quanto ao que engorda ou emagrece é bobagem achar que vai ter uma resposta idêntica para todo mundo, o maior mito é nosso mesmo, em querer essa resposta, um tipo de pedra filosofal, algo que vai resolver todos os nossos problemas sem que a gente precise fazer nada. O mito da ciência também existe. É preciso entender que todas as pesquisas científicas, no caso de saúde e doença, tratam de probabilidades, não são determinantes."

Achei muito interessante e esclarecedor. Talvez você mesmo conheça alguns mitos deste tipo.
Que tal colocar mãos à obra e fazer uma verificação na net e ver com seus próprios olhos se são mitos ou se têm algum fundamento.

3 comentários:

Cristina Ramalho disse...

Rô seu blog está lindo, fantástico, parabéns!!!! beijao

Anônimo disse...

I always motivated by you, your thoughts and attitude, again, thanks for this nice post.

- Norman

Anônimo disse...

ha, I am going to experiment my thought, your post give me some good ideas, it's really amazing, thanks.

- Joe